Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Entrevista a um produtor de milho

(Avô de um aluno da escola)

Saudação: Bom dia, obrigado por ter vindo à nossa escola.

Apresentação: Somos alunos do 4º ano - turma 22, da E.B.1 Gândara dos Olivais.

Como se chama? Quantos anos tem?

- Eu chamo-me Manuel Marcelino e tenho 68 anos.

- Há quantos anos é agricultor?

- Sou-o desde pequeno.

- Que produtos cultiva?

- Cultivo produtos hortícolas e milho.

- Porque é que cultiva milho?

- Para alimentar os meus animais: galinhas, patos, porcos e uma vaca.

- Quando é que semeia o milho?

- A partir de Abril. Depende, se for de sequeiro é mais cedo, de regadio mais tarde. Pode ser milho de 90 dias ou 120 dias.

- Em que tipo de terreno? Sequeiro ou regadio?

- Semeio em terreno de regadio.

- Como é que prepara a terra?

- Com a ajuda da minha mulher. Lavro e grado com o tractor a terra, mas antigamente era com ajuda dos bois.

- Utiliza semente comprada ou do ano anterior?

- Compro a semente. Até é muito cara, a 5€ o kg. Comprei 2,5 kg o que produz cerca de 1500kg.

- Como semeia o milho?

- Primeiro lavro a terra, depois grado-a para ficar fofinha, a seguir abro os regos, também com o tractor, e só então ponho as sementes uma a uma, tendo o cuidado de as colocar a aproximadamente a 30 centímetros umas das outras, pois se ficarem demasiado bastas (próximas) não crescerão tão bem.

- Como cuida da planta ao longo do seu ciclo de vida?

- Quando o milho nasce, nascem igualmente ervas daninhas à sua volta, que deverão ser retiradas com produtos químicos ou com o sacho. Apesar de dar mais trabalho prefiro o sacho.

- Que tipo de fertilizante utiliza?

- Utilizo apenas uma vez. Antes de lavrar a terra, peço ao dono de uma pecuária para espalhar no meu terreno estrume (fezes) de porco. É um fertelizante natural.

- Quando é que é feita a colheita?

- Depende de quando é semeado, no meu caso é 120 dias depois de semeado, ou seja 4 meses depois. Vou colher o milho esta semana.

- Como é que é feita a descamisada?

- No campo colho as espigas e à noite tiro-lhe as palhas, em casa. Faço-o com a minha mulher.

- Sempre cultivou da mesma maneira?

- Não, antigamente não utilizava máquinas agrícolas, fazíamos mais trabalho manual, recorríamos aos animais. Em criança, depois da escola, ia ajudar os meus pais, até ia descalço.

- Obrigado pelos ensinamentos que nos trouxe.

- De nada. Foi um prazer.

Gândara dos Olivais, 12 de Outubro de 2010 – turma 22 do 4º ano – (Trabalho realizado pelo Daniel Martins)

Sem comentários:

Enviar um comentário